Skip to content

Como estamos organizados

A Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de Belo Horizonte hoje está organizada em quatro Regiões Episcopais, divididas em 34 foranias e conta com 448 Grupos de Oração devidamente registrados e outros em fase de implantação; existem ainda comunidades de vida e de aliança ligadas ao movimento, grupos de oração e de partilha em ambientes de trabalho (os Grupos de Oração no Trabalho (GOT) e os Grupos de Profissionais do Reino (GPR)) e os Grupos de Oração Universitários (GOU). Os Ministérios de Comunicação Social, Crianças, Cura e Libertação, Fé e Política, Formação, Intercessão, Jovem, Música e Artes, Pregação, Seminaristas e Universidades Renovadas estão implantados e caminham para a consolidação. Existe uma comissão de formação que visa à articulação ministerial procurando fazer com que os ministérios sejam implantados em todas as instâncias do movimento na Arquidiocese e também que interajam entre si com a finalidade de uma melhor compreensão de todos.

A missão da RCC-BH é fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo, evangelizando todas as pessoas na Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. O Grupo de Oração é a célula básica da Renovação Carismática Católica. Por essa razão precisa ser muito bem cuidado.

Nossa visão organizativa é consolidar na Arquidiocese de Belo Horizonte a Renovação Carismática Católica, na condição de movimento eclesial ardoroso, organizado, unido e missionário, que manifesta o rosto e memória de pentecostes, tanto na comunidade como na pessoa de cada um dos seus membros em todos os ambientes onde se encontrarem. Nossa visão profética é trabalhar pela implantação e difusão da espiritualidade e cultura de Pentecostes, por meio da militância apostólica e da combatividade profética.