Semana do Grupo de Oração Missionário

Na primeira semana de outubro, a Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Belo Horizonte foi chamada a sair em missão. Todos os grupos de oração foram convidados a partir da palavra do Papa Francisco de ser uma Igreja em saída e do pedido do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo de proclamar a palavra, ser sinal de Cristo em vilas, aglomerados, favelas, etc. Como resposta a este pedido a proposta do movimento foi realizar grupos de oração fora das estruturas convencionais.

Segue partes da mensagem de Dom Walmor a RCC-BH: “Proclamar a palavra é missão de todos, discípulos e discípulas de nosso Senhor Jesus Cristo. Cada cristão deve cultivar o coração missionário, para levar aos outros o dom da fé, assim partilhamos a alegria de crer que salvamos vidas, mudamos realidades. (..) A fé é fonte inesgotável de esperança, uma força que permite ao mundo se tornar mais justo e mais fraterno. Por isso, somos chamados a proclamar a palavra de Deus em todos os lugares, oportuna e inoportunamente. Principalmente em atitudes inspiradas como esta de Jesus. É fazer chegar os ensinamentos de Jesus aos lugares mais distantes, as periferias as pessoas esquecidas e distanciadas é tarefa especial. A arquidiocese tem o Projeto de Evangelização Proclamar a palavra, intensificar imediatamente a presença missionaria da igreja nas vilas e favelas, sermos mais uma igreja em saída conforme pede Papa Francisco. Convocamos o ano missionário, que será vivido por todas as comunidades de fé de nossa amada arquidiocese a partir de outubro de 2018 até outubro de 2019. (…) alegra o meu coração saber que na abertura deste ano missionário, evangelizadores de toda a RCC-BH vão partir em missão para proclamar a palavra em vilas e favelas acolhendo um pedido nosso(…). ”

A ideia de se realizar o grupo de oração em praças, ruas, condomínios, vilas, aglomerados, e tantos outros espaços, veio também ao encontro da moção do ano ‘Eis que estou a porta e bato’ Apo 3, 20a e a música tema Procuro abrigo nos corações. Para este grande evento que se realizou em todas as regiões desta arquidiocese a palavra de direcionamento foi João 3, 16 “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” Uma verdadeira declaração de amor de Deus as ovelhas que ainda não estão no redil.

Como preparação, todos os grupos de oração missionários, fizeram a reflexão da palavra de Deuteronômio 20 ,1-4, um mover de preparação para a batalha, a realização de pelo menos uma hora de adoração a Jesus Sacramentado. O Espirito Santo nos orientou que falássemos de religião na semana das eleições.

A missão foi realizar grupo de oração missionário fora das estruturas, em lugares de vulnerabilidade, risco, em condomínios, praças. Cada grupo de oração era responsável pela sua missão, o que não os impedia de juntar com outros grupos da mesma paróquia ou forania. A missão  ocorreu do dia 01 ao 06 de outubro.

Durante os seis dias aconteceram aproximadamente 234 grupos de oração missionários promovidos nas quatro regiões e 34 foranias, superando as expectativas da Arquidiocese de Belo Horizonte.

  • RENSC - 4° Dia
    RENSC - 4° Dia
Compartilhe



Powered by themekiller.com