Ministério de Formação de BH rumo ao Jubileu de Ouro da RCCBrasil

O Ministério de Formação surgiu de uma necessidade do Movimento e tem como objetivos:

  • Formar líderes/servos para que atuem na RCC capacitados e renovados em sua identidade/unidade e missão.
  • Manter a Identidade do Movimento acesa em todos os Grupos de Oração e demais realidades afeitas ao Movimento.
  • Aprender a nos revestir do coração do bom pastor, tendo como modelo Jesus, o Bom Pastor.

Atingir estes objetivos requer do Ministério de Formação da nossa Arquidiocese uma reestruturação para elaboração do Plano de Ação Arquidiocesano/2018. Este Planejamento segue as orientações recebidas do Ministério de Formação Nacional e Estadual que visam buscar na Metodologia, a partir da nossa realidade, projetos com mais eficácia. Temos 15 ações para serem cumpridas, divididas em três níveis de prazo de execução: bimestralmente, continuamente e anualmente.

MF2018/BH rumo ao Jubileu de Ouro da RCC Brasil!

O que faz o MF?

É competência ministrar o Processo Formativo composto:

  • Pelo Módulo Básico de Formação que são 11 apostilas: Identidade da Renovação Carismática Católica, Carismas, Grupo de Oração, Encontro com Deus, Oração na Vida Cristã, Santidade, Encontro Comigo mesmo, Liderança em Serviço na Renovação Carismática Católica, Igreja, Encontro com o Outro e Doutrina Social da Igreja. Este módulo confere ao membro da RCC uma visão ampliada do Reino de Deus, do Movimento Eclesial, do Grupo de Oração, crescimento espiritual interior a partir do Batismo no Espírito Santo rumo à Santidade.
  • Grupo de Perseverança: processo formativo que acontece nos Grupos de Oração. Ele pode ser iniciado após o SVE. Pode ser aplicado semanalmente ou quinzenalmente. Ele tem como objetivo contemplar alguns temas que todo cristão deve conhecer e que não estão no Módulo Básico de Formação. Já foram lançadas duas apostilas de Perseverança com temas para esta formação.
  • Formação de Formadores – 3 apostilas
  • Formação de Coordenadores – 3 apostilas.

A caminhada com Formação aprofunda a própria vocação, saindo da superficialidade.

Neste ano as reuniões do MF acontecerão na Sede da RCC/BH – Venda Nova no primeiro sábado de cada mês. As formações específicas para os Formadores do Ministério acontecerão aos domingos, serão quatro ao longo do ano. É Formação também a participação nos Congressos, Encontros promovidos pelo Movimento, Formação pelo IEAD/RCCBR e Formações afins.

Encerro com um trecho da Sagrada Escritura em 1Tm 4,16: ‘’ OLHA POR TI E PELA INSTRUÇÃO DOS OUTROS E PERSEVERA NESSAS COISAS. SE ISSO FIZERES, SALVAR-TE-ÁS A TI MESMO E AOS QUE TE OUVIREM. ’’

Os trechos em destaque foram tirados das apostilas do Ministério para garantir uma informação precisa, fiel às orientações recebidas e com as quais, falando em nome o Ministério de Formação da RCC/BH, concordamos e assumimos.

Ser Ministério de Formação é experimentar a graça da presença da Trindade no Cenáculo com Maria em todos os momentos de encontro entre Formandos e Formadores.

 

Maria Emília Condé

Coordenadora Arquidiocesana do Ministério de Formação/BH

Compartilhe



Powered by themekiller.com