Seminário de Vida no Espírito Santo – Formação para pregadores

No primeiro fim de semana de novembro, dias 04 e 05, na Arena Mundo Novo, o ministério de pregação realizou uma formação de como pregar o Seminário de Vida no Espírito Santo – SVES, que de acordo com as orientações do movimento só poderá acontecer fora do dia da reunião de oração. O propósito da formação era colocar algumas situações que acontecem em torno do SVES, que podem colaborar para a compreensão do pregador com uma visão mais ampla dentro da sua pregação e do tema proposto do seminário. A formação foi conduzida pelos pregadores José Carlos – presidente do conselho regional Rensc, Rogerio Rosa – presidente do conselho da Forania Santo Antônio de Venda Nova e Daniel Pio – presidente do conselho Rcc-BH, que por meio de suas experiências e práticas passaram suas impressões para os mais de 100 participantes da formação.

Proposta do sábado – foi apresentada e desenvolvida a visão do processo formativo como um todo para os pregadores. De acordo com José Carlos, uma vez que o pregador tem a visão do processo formativo, ele consegue se situar melhor em cada pregação do seminário, por que ele passa a ter uma visão diferente daquele povo, povo esse, que na verdade está fazendo uma caminhada. O processo formativo após ser elucidado, passou-se para a reflexão sobre o formato ideal de aplicação de cada etapa dele: a experiência de oração, seminário de vida, de dons e os outros módulos catequéticos, houve um tempo reservado para tirar as dúvidas dos participantes.

Na segunda parte da formação do dia, foi destacado a pregação no SVES, das características de uma pregação no seminário, o que também se aplica a pregação da experiência de oração. Enfatizando o perfil, as particularidades de uma pregação que deve ser Querigmática, concatenada, testemunhal, no poder do Espirito Santo, fundamentada na palavra de Deus, embasada na palavra e nos documentos da Igreja. Durante a explanação, destaque as dificuldades e alguns problemas vistos quanto a pregação de alguns temas do seminário.

Proposta do domingo – foi realizado uma análise minuciosa de cada um dos 10 temas, essa análise foi orientada por quatro pontos importantes definidos junto com os participantes da formação, que foram: qual o objetivo de cada tema do seminário, qual o conteúdo de cada tema, quais as dificuldades encontradas e as dúvidas.

Para a exposição dos quatro pontos: objetivo, conteúdo, dificuldades e duvidas aplicados para todos os 10 temas do seminário, os formadores optaram por uma metodologia mais participativa, onde os pregadores puderam interagir o tempo todo, fazendo perguntas, tirando dúvidas, fazendo acréscimos em relação as colocações, tornado o tempo produtivo e interativo com os participantes.

Os formadores proporcionaram uma forma dinâmica para a formação, com a troca de ideias e experiências de cada um. De acordo com os formadores, o objetivo da formação foi alcançado, já que identificaram junto aos participantes, sentimento de animação, motivação e uma visão ampliada do que seria as pregações do SVES.

Compartilhe



Deixe um Comentário

Powered by themekiller.com